Blog do Marcelo » Blogs

Garoto de 12 anos se matou após sofrer bullying

Os fatos noticiados na imprensa de nosso país deixam evidente que a homofóbia é um problema social que o Estado Brasileiro precisa enfrentar com politicas públicas eficazes, descentralizadas e interdisciplinares.Não podemos tolerar que instituições públicas e privadas atuem de forma a reforçar o estigma e o preconceito social contra a população LGBT, sob pena de termos outras crianças, a exemplo do menino ROLIVER, vitimas do ódio social contra o segmento mais discriminado na nossa sociedade.

Diante deste quadro, faz-se mais do que necessário que a presidenta Dilma e o MEC liberem o material-didático pedagógico para as escolas brasileiras trabalharem as noções de direitos humanos e respeito a diversidade sexual.

O blog

Garoto de 12 anos se matou após sofrer bullying homofóbico na escola

Por Redação – Revista LadoA

Um estudante de 12 anos que cometeu suicídio em Vitória, no Espírito Santo, na semana passada, segundo depoimentos de amigos e parentes, Roliver de Jesus dos Santos era alvo de bullying e, constantemente, era humilhado e empurrado por ser considerado gay e “gordinho” pelos colegas. Quem está à frente do caso é o delegado Josemar Antonio Sperandio, que não quis confirmar para a imprensa se o ato foi motivado mesmo por bullying, visto que o caso ainda está sendo investigado.
A tragédia ocorreu no dia 17 de fevereiro e de acordo com um dos colegas da escola, outros estudantes fizeram uma roda ao redor do menino e começaram a ofender o garoto. Roliver foi encontrado desacordado pelo pai, após se enforcar com o cinto da mãe em seu quarto. O estudante foi socorrido, mas não resistiu. Os pais do aluno já haviam pedido transferência de escola para Roliver e outros dois filhos, porém a mãe não efetuou a troca, pois a secretaria de educação disponibilizou uma unidade escolar diferente para cada um.
Segundo informações da Folha Vitória, Roliver deixou uma carta pedindo desculpas pelo ato e disse que não entendia por que era alvo de tantas humilhações.
O incidente remete a necessidade de materiais que possam ser utilizados para prevenir ações homofóbicas no ambiente escolar. No ano passado, a presidente Dilma Roussef vetou a circulação do kit Escola sem Homofobia, uma iniciativa da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e parceiras com o Ministério da Educação
Compartilhe isto:
  • Print
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut

17 Comentários

  1. Ricardo Lima disse:

    Uma tragédia realmente. Eu que tenho um filho de 14 anos que também foi vítima de bullying por ter déficti de atenção sei o quanto é importante ensinarmos uma postura mais humana e tolerante aos nossos filhos.
    No entanto, é preciso tomar cuidado para não descambar no argumento do movimento de gueto. Essa separação que se faz entre hetero e home, entre negro e branco, gordo e magro, pobre e rico… tudo isso cria um véu para o verdadeiro problema: a falta de humanismo.

  2. mary disse:

    olha isso é um fato terrivel nao sei oq faria no lugar dessa mae axo que morreria junto de meu filho…….muda brasilllll

  3. tenho 3 filhos homens um de 12 anos outro de 10 anos e outro de 2 anos . o que aconteceu e falta de autoridades corretas falta de agirmos com o nossos direitos para que eles sejam respeitados ,mais principalmente falta de DEUS no coração de quem cria as crianças de quem comanda nosso brasil.pois cada um de nos temos que fazer nossa parte quando virmos algo que não esta certa denunciar e não ficar de braços cruzados esperando algo terrivel acontecer hoje e nessa familia e amanhã …muitas das vezes crianças sofrem em casa e desconta em outro lugar como em uma escola, não que justifica o que aconteceu, mais temos que salva nossas crianças que as vezes sofre e não sabemos …luta brasil ,luta por um mundo melhor por um mundo com JESUS CRISTO por com ele tenho certeza que vai haver mais amor tendo amor não tem lagrimas … DEUS È FIEL CREIA NISSO OK

  4. Pais eduquem seus filhos sabendo q eles tem q respeita a opiniao de qualquer pessoa da fase da terra.tenho um filho de 14 anos e uma filha de 3 anos mas toda vida digi aeles q cada um deve viver do jeito q gosta, do jeito q se sente bem .eo mas importante é ser feliz e deixar os outros serem independente de cor,classe social e principalmente opçao sexual.

    • reis disse:

      klebia tudo bem;não concordo quando voce diz,que os filhos tem que ser do jeito que gosta, devemos ensinar o certo temos esse direito,nem tudo o que filho gosta é o certo,reflita ,no futuro ele pode te cobra por coisas que ele fez e voce se omitiu ,não o corrigiu,principalmente quando voce se refere a opçao sexual,não estou te julgando,mas esse homossexulismo esta virando moda ,e crianças gostam de seguir moda ,outro dia meu filho de 5 anos me perguntou porque dois homens estavam se beijando,eu sentei com ele e expliquei o certo e o errado,espero que voce me compreenda,vigie quais são as amizades dos seus filhos,podem não ser os amigos certos para o seus filhos.

  5. wenzel disse:

    o Brasil ainda está atrasado nos desenvolvimento social e educativo nas escolas. Além de tabuadas e gramática , reações sociais, aulas de cidadania deveriam ser obrigatórias nos currículos escolares. A formação de ujk cidadão começa em casa e passa pela escola.

  6. Assisti um pouco da reportagem e li um pedaço agora na internet
    e achei isso um absurdo. Uma criança de 12 anos tirar a própria
    vida enquanto as outras crianças e adolescentes da mesma idade
    ficavam jogando sarro em dserespeito. As crianças e adolescentes
    que fizeram isso com garoto deveriam ser punidas severamente para verem que respeito é bom e todo mundo gosta. Deveria ser
    implantado no governo uma lei para que os preconceituosos repondessem severamente e vigorosamente pelo maldito preconceito que gostam de usar como esporte para ofender os gays, não exatamente falando do garoto que supostamente não era, mas simplesmente por causa de um jeito meigo e diferente que ele tinha que visto por maus olhos interpretam pelo lado da maldade. Os preconceituosos devem ser punidos “ SIM´´.

  7. reis disse:

    isso é uma tragedia que afeta o nosso brasil,o bulling é sinal de ignorancia,nimguem nasce perfeito,é culpa do governo que não investe em cultura,mas não podemos deixar que esse material-didatico que ensina sobre o homossexulismo seja aprovado,muitos adolescentes seguem moda por influencia da mídia é o que chamamos de “modismo”,eles acham bonito, para manter amizades acabam tendo relacão homossexual,para não ser excluido do grupo’burro”,homem tem que ser homem,e mulher tem que ser mulher,parte da culpa tambem é dos pais que veem o filho quando criança tendo comportamento homossexual e acham bonitinho,e não tomam providencia principalmente quando so tem atenção da mãe,que acha normal,mas quando a criança se torna adolescente,pode ser tarde de mais.

  8. SILVIA MENDES disse:

    LAMENTÁVEL” QUE TRISTEZA P/ ESSA MÃE QUE DEUS POSSA CONFORTA-LÁ,INFELISMENTE EXISTEM PESSOAS IDIÓTAS,DEUS DEIXOI O LIVRE ARBITO, E ESSES INFELIZES QUE COMENTEM ESSE TIPO DE BARBÁRIA DEVERIAM PAGAR PORISSO QUE A CONSIÊNCIA DELES PESEM PARA SEMPRE

  9. andreia disse:

    meu Deus….como os comentários estão se distorcendo…parece um telefone sem fio em que o último acaba entendo a mensagem de maneira incorreta e distante da realidade…gente..vamos esquecer a opção sexual de cada um… não precisamos discutir este tema, uma coisa parece estar ligada a outra, mas não é bem assim…vamos parar de julgar, e de falar do que é certo e do que é errado…poucos foram os que falaram em humanismo, educação moral e cívica, como disciplina e Deus…é como surgiu no primeiro comentário e que eu fecho com ela…não precisamos concordar , mas temos que aceitar diferenças,s em discutir porque isso, porque aquilo…separar o negro do branco, o magro do gordo, o nerd do bicho grilo, o hetero do gay, enfim… a não aceitação das diferenças podem acabar o mundo…lembre-se de grandes homens como Nelson Mandela, Gandy…falta também uma boa educação tanto nas casas como nas instituições de educação…O que se pode esperar do futuro dos homens com tanta imbecilidade moral????Temo pelo amanha e rezo pois sou mãe de 2 adolescentes que estão bem longe desse contexto arcaico e precário…

  10. Conceição disse:

    É um absurdo que em pleno século 21 ainda existam pais que não aprenderam a educar seus filhos. Ninguém nasce bom ou mal, o ambiente em que se é criado e que definirá o caráter de cada um. Acordem, pais! Pois seus filhos serão aquilo que eles encontram no ambiente em que eles estão crescendo! Vamos educar nossos filhos mostrando a eles que nós, os pais, não temos preconceitos!

  11. Marina disse:

    O meu filho foi vítima de bullying e ameaça de morte durante quase todo a ano passado. O mesmo tinha apenas 10 anos e eu descobri porque, diante do comportamento atípico dele, eu comecei a procurar nas navegações virtuais as respostas que a Escola nunca interessou em responder-me. Sem mais delongas, eu estou movendo uma ação contra o Estado para que, provocado esse os responsáveis ou omissos possam ser punidos. Estou entrando com um alto pedido de indenização e outras medidas. Eu usarei a Lei para bater muuuuuito em quem ela alcançar. O meu filho ainda está sequelado e eu também. Porém, eu não estou nem um pouco fragilizada e apenas Deus poderá interromper essa minha busca por justiça. Existem seres humanos simplesmente PODRES. No caso do meu filho, eu considero responsáveis a diretora da Escola, a professora que lhe ministrava as aulas e o governo que se mantém inerte diante de tanta desgraça.
    Lamento pelo desfecho do caso acima e corta-me o coração pensar que esse não foi o último caso oriundo desso de comportamentos de pessoas que se julgam melhores do que outras, seja por uma questão de condição ou pela força bruta. O pior é que essas cobrinhas crescem sem entender que devem, precisam respeitar as diferenças, seja essas em qualquer aspecto.

  12. Marina disse:

    Existem os que entendem de um jeito, os que entendem de outro e os que NÃO ENTENDEM ABSOLUTAMENTE NADA!!!! O separatismo entre as diferenças, citada pela primeira pessoa é que geram o DESUMANISMO. Acaso não foi o separatismo que impulsionou Hitler e Mussolini à promoção dos horrores que a história nos conta? Outro equívoco enorme é falar em ORIENTAÇÃO OU OPÇÃO SEXUAL. Nossa! Coloque estígmas nessas afirmações. Eu sou mãe, também sou professora e coordeno uma comunidade sobre a temática HIV/AIDS. Nessa comunidade eu nunca uso essas expressões, mas troco-as pela expressão correta: NATUREZA SEXUAL!!! É a mesma expressão que eu uso em casa e na sala de aula. Quem contestar essa afirmação deve procurar urgente se informar com um sexólogo ou um profissional equivalente.

  13. acho que deveria ter punições para as crianças rebeldes na escola eu tambem sofri na infancial com isso. e acho que se ouvesse puniçao para os pais desses agressores com uma multa ou uma indenização os pais pagariam multa se seus filhos s comportasse mal na escola isso acabaria com o bulling……..

  14. Luiz disse:

    Isso realmente é terrível, mas nem por isso faz-se necessário o uso desse kit, pois esse kit quando usado para crianças que ainda não tem uma mente formada sobre o que é ou sobre o que quer ser ele pode influenciar o homessexualismo, logo que tem cenas de relações homossexuais, visto que o bullyng não ocorre tão somente com os gays, mas sim com gordos, magros, negros, brancos entre outros por que um kit anti-homofobico a vida deles valem mais do que a de um gordinho? a minha resposta é não, a nossa constituição prega que todos tenham direitos iguais então tem que fazer um kit humanístico para saber respeitar os humanos e os animais não um kit anti-homofóbico.

  15. vilma disse:

    eu nao acho que e o brasil que tem que mudar nao,na realidade quem tem que mudar sao as pessoas,o ser humano tem muito pouco amor pelo proximo, as pesoas nao pensam no bem dos outros,anao ser que seja algum amigo ou parente ai eles mesmo facilitam tudo.pois e assim que funciona nesse meio.eu falo pq ja convivi no meio deses abutris e via como era,sei bem do que estou falando,sao uma corja de maus profisionais,e assim na educaçao na saude,e em outros demais setores so vai melhorar quando for obrigatorio que eles facam algum curso de especializacao de humanizaçao e tem puniçao para quem distratar ou deixar de cumprir algum pedido da populacao.como isso nao vai acontecer so temos a fazer e orar e pedir que deus nos proteija…………..

Deixe o seu comentário


Editorias Blogs   Acompanhe-nos:
 
Brasil A Melhor Notícia
Cidades Alma Pulcra  
Ciência Alagoas Etc e Tal   Repórter Alagoas
© 2012. Todos os direitos reservados.
E-mail: contato@reporteralagoas.com.br
Jornalista responsável: Odilon Rios Mtb 840 /AL
Economia Blog do Marcelo  
Educação Usina do Bem  
Entretenimento    
Esportes
Mundo  
Nordeste  
Política  
Saúde  
Tecnologia Desenvolvido por: leonardoreis.com