Desde o dia 15 de agosto deste ano o mundo assiste em choque a volta do grupo terrorista Talibã no comando do Afeganistão.
Em outra oportunidade, o Talibã já havia tomado o poder no Afeganistão, no período entre 1996 a 2001, com enorme violência e incontáveis violações aos Direitos Humanos. Você deve estar se perguntando: o que de fato é o Talibã?
O Talibã é uma organização fundamentalista sunita que surgiu no Afeganistão, em 1994, formada por ex-guerrilheiros que participaram da Guerra do Afeganistão de 1979. Antes de sua formação, ainda na época da Guerra Civil, esse grupo era conhecido como mujahidin, e se tratava de um grupo de rebeldes fundamentalistas, que uniram forças com os Estados Unidos em confronto contra o exército soviético no Afeganistão.
Quando o grupo ascendeu ao poder em 1996, após capturar o território de Cabul, o grupo obteve o apoio da população, devido ao grupo ter conseguido diminuir a corrupção e a criminalidade. Além de estimular as atividades de comércio. No entanto, nos cinco anos seguintes o Talibã começou a impor com violência a lei islâmica, quem não seguisse a lei poderia sofrer com punições como execuções públicas e açoitamentos.
Com os talibãs no poder as pessoas começaram a perder uma série de direitos, as mulheres, no entanto, foram as mais afetadas, uma vez que não podiam trabalhar nem estudar e tinham de ficar confinadas em casa. Quando eram autorizadas a sair, as mulheres deveriam fazer uso da burca, uma roupa preta que cobria todo o corpo deixando apenas os olhos de fora.
Os homens, por sua vez, eram obrigados a usar barba. Além disso, filmes e livros, artefatos culturais e religiosos que não eram ligados às leis do islã, foram destruídos.
O fim do governo do Talibã aconteceu dias depois aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. O grupo foi expulso da capital Cabul pelos Estados Unidos, como uma respostas aos ataques de 11 de setembro, pois os americanos, acreditam que o Talibã não só financiava o grupo terrorista, a Al-Qaeda, como também abrigava os membros do grupo após os ataques, dentre eles Osama bin Laden, um dos líderes do grupo e coordenador dos ataques.
Os ataques ocorridos em 11 de setembro de 2001, foram considerados o maior ataque terrorista da história ocidental, onde a Al-Qaeda sequestrou e jogou aviões comerciais contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York. Este ataque matou milhares de pessoas.
A partir desse fato, o conflito entre o grupo talibã e os Estados Unidos se estendeu por anos e a retomada do talibã ao poder só aconteceu depois que o governo americano decidiu retirar as suas tropas militares do país no início deste ano.